Novas ferramentas dão mais visibilidade para que o usuário possa identificar o veículo e o motorista parceiro correto antes que uma viagem seja iniciada

São Paulo, 23 de julho de 2019 – Pedir um uber, checar as informações da viagem e embarcar em um carro. A partir de hoje, os usuários do aplicativo receberão novas notificações para reforçar ainda mais esse segundo passo: conferir se as informações do carro e do motorista que chegaram ao local de embarque são as mesmas que estão no app. Além disso, o painel que mostra as informações da viagem na tela do app ficarão maiores, facilitando a identificação para o usuário poder iniciar o trajeto com mais tranquilidade. 

As novas notificações vão reforçar as informações sobre o modelo do veículo, a placa do carro, o nome e a foto do motorista parceiro. Essas são os dados básicos para que o usuário se certifique de que está entrando no veículo certo antes de iniciar uma viagem. Caso alguma informação não esteja correta, o usuário deve cancelar a viagem e pode reportar o ocorrido pelo próprio aplicativo. 

“Segurança é prioridade para a Uber e temos recursos que começam a agir antes mesmo de uma viagem acontecer, desde o cadastramento dos motoristas parceiros. Nós sempre recomendamos que os usuários chequem os dados antes do início de qualquer viagem, mas é importante que ele tenha um acesso cada vez mais fácil a essas informações. O anúncio de hoje está focado justamente nisso. Seguimos sempre estudando e avaliando novas medidas para diminuir riscos e proporcionar mais segurança a todos que usam o nosso aplicativo todos os dias”,  explica o diretor do Tech Center da Uber no Brasil, Marcello Azambuja.

Recursos de segurança – Na Uber, todas as viagens são registradas por GPS e o usuário pode ver sua rota e a localização do carro em tempo real durante todo o trajeto. 

Antes de começar a dirigir utilizando o app, todos os motoristas parceiros passam por uma checagem de antecedentes criminais realizada por empresa especializada. Essa checagem é refeita a cada 12 meses. A Uber também possui um contrato com o Serpro, empresa de TI do Governo Federal, para confirmar as informações cadastrais das pessoas que querem atuar como motoristas parceiros e de seus veículos, em tempo real, a partir das informações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), com a autorização do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito. 

Tanto motoristas parceiros quanto usuários podem compartilhar a viagem com quem desejarem – com esta funcionalidade, qualquer pessoa pode acompanhar a viagem do usuário em tempo real. Os usuários também podem cadastrar Contatos de Confiança para compartilhamento automático. 

Recentemente, a empresa anunciou o recurso que retira as informações exatas de endereço  apresentadas no histórico das viagens dos motoristas. Em abril, foi divulgada a criação de um processo inteligente para identificar mensagens impróprias

Usuários e motoristas parceiros também têm acesso a uma ferramenta que reúne todos os recursos de segurança em um só botão no app. Essa ferramenta serve inclusive para compartilhar as viagens com contatos de confiança e ligar para a polícia. 

Ano passado, a empresa anunciou a instalação do seu primeiro Tech Center da América Latina, liderado por Azambuja, com foco inicialmente em segurança. Serão até 150 especialistas trabalhando nesse projeto, que receberá investimentos de R$ 250 milhões ao longo dos próximos cinco anos.