Brasil Educação 360

Felipe Neto cancela participação no evento Educação 360 por conta de 'todo tipo de ameaças'

Youtuber faria palestra nesta terça-feira em encontro realizado por O GLOBO e 'Extra', mas desistiu alegando exposição a 'risco iminente'
Frame de vídeo de Felipe Neto sobre ação na Bienal do Livro Foto: Reprodução
Frame de vídeo de Felipe Neto sobre ação na Bienal do Livro Foto: Reprodução

RIO - O youtuber Felipe Neto desistiu de realizar uma palestra, que estava marcada para esta terça-feira, "devido a ameaças  que atentam contra a sua vida e de sua família", segundo um comunicado enviado pela sua equipe. O influenciador digital faria uma participação no Educação 360 Encontro Internacional, evento realizado pelos jornais O GLOBO e "Extra", na Cidade das Artes, mas, nesta segunda-feira, a organização do seminário recebeu a notícia sobre o cancelamento de sua palestra .

No comunicado, a equipe do youtuber explica que "desde a ação que promoveu contra a censura, a opressão e o preconceito na Bienal do Livro - onde comprou 14 mil exemplares com temática LGBTQ - em um movimento em prol da liberdade de expressão, do amor e da diversidade, Felipe Neto vem recebendo todo tipo de ameaças". A ação de Neto foi uma resposta à decisão do prefeito do Rio, Marcelo Crivella , de recolher livros com temática gay que estavam à venda na Bienal , motivado pela HQ "Vingadores — A cruzada das crianças", que tem um desenho de dois garotos se beijando.

O texto da nota segue informando que, diante desse "risco iminente, que inclusive atinge seus familiares, o influenciador encontrou-se sem outra alternativa a não ser cancelar sua participação".

"Lamento profundamente a minha ausência no evento, minhas sinceras desculpas a organização, que me convidou, e a todos que aguardavam pela minha participação e pela minha palestra. É estarrecedor que no Brasil, em 2019, um indivíduo seja impossibilitado de se manifestar e lutar contra qualquer tipo de censura e opressão sem ser ameaçado", disse o youtuber, no comunicado divulgado na manhã desta segunda-feira. "Quero dizer que continuarei lutando, enfrentando o obscurantismo e a opressão, por todos os meios que me cabem, pela defesa do amor e da união até o fim, até onde for possível e até onde minhas forças e meu coração aguentarem".

— Vivo hoje com extensa equipe de seguranças, tanto eu quanto minha família. Estou bem ciente de alguns vespeiros onde mexi e por isso vivo hoje com todas as precauções possíveis — disse Felipe Neto, em entrevista ao "Extra" no último sábado.

O Educação 360 Encontro Internacional é uma realização dos jornais O GLOBO e “Extra”, com patrocínio de Itaú Social, Fundação Telefônica/Vivo, Colégio Ph e Universidade Estácio, e apoio institucional de TV Globo, Unicef, Unesco, Fundação Roberto Marinho e Canal Futura. Quem quiser participar pode se inscrever no site do evento ou na própria Cidade das Artes . As inscrições são gratuitas mas as atividades estão sujeitas a lotação.

Leia na íntegra a nota divulgada pela assessoria de Felipe Neto:

"Felipe Neto, por meio de sua assessoria de imprensa, comunica que não participará do evento Educação 360, a ser realizado no próximo dia 17 de setembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O influenciador digital, escritor e empresário cancelou a sua palestra “Educação e a Criatividade” devido a ameaças que atentam contra a sua vida e de sua família. Desde a ação que promoveu contra a censura, a opressão e o preconceito na Bienal do Livro – onde comprou e distribuiu gratuitamente 14 mil exemplares com a temática LGBTQ – em um movimento em prol da liberdade de expressão, do amor, da inclusão e da diversidade, Felipe Neto vem recebendo todo tipo de ameaças. Diante do atual cenário e do risco iminente, que inclusive atinge aos seus familiares, o influenciador encontrou-se sem outra alternativa a não ser cancelar a sua participação. “Lamento profundamente a minha ausência no evento, minhas sinceras desculpas a organização, que me convidou, e a todos que aguardavam pela minha participação e pela minha palestra. É estarrecedor que no Brasil, em 2019, um indivíduo seja impossibilitado de se manifestar e lutar contra qualquer tipo de censura e opressão sem ser ameaçado. Quero dizer que continuarei lutando, enfrentando o obscurantismo e a opressão, por todos os meios que me cabem, pela defesa do amor e da união até o fim, até onde for possível e até onde minhas forças e meu coração aguentarem”.