Rio Bairros Niterói

Niterói Presente amplia cobertura e chega a três novos bairros a partir de quinta

São Francisco, Charitas e Jurujuba receberão programa com o incremento de cem agentes de segurança e 17 novos veículos. Patrulhamento será realizado das 5h30m às 2h, diariamente
Rua do Perdeu. No início do ano, a Araribóia, em São Francisco, recebeu esse apelido após os assaltos voltarem a ser rotina na vida de moradores Foto: Roberto Moreyra/08-01-2019
Rua do Perdeu. No início do ano, a Araribóia, em São Francisco, recebeu esse apelido após os assaltos voltarem a ser rotina na vida de moradores Foto: Roberto Moreyra/08-01-2019

NITERÓI — O programa Niterói Presente começa a atuar em São Francisco, Charitas e Jurujuba, a partir desta quinta-feira , reforçando a segurança na região com cem agentes , entre militares e civis, e 17 veículos, incluindo carros e motos. Divididos em três turnos, os agentes farão patrulhamento , diariamente, das 5h30m às 2h. O investimento da prefeitura para atender às três novas áreas será de R$ 6 milhões por ano, totalizando R$ 55 milhões investidos anualmente no programa, que já funciona em Icaraí, Centro, Santa Rosa, Jardim Icaraí, Ingá e Fonseca.

LEIA MAIS: Niterói Presente adota nova tática de atuação e passa a colaborar em operações coordenadas

De acordo com o prefeito Rodrigo Neves , a ampliação do Niterói Presente faz parte do planejamento que integra o Plano Municipal de Segurança Pública e o Pacto Niterói Contra a Violência . Ele destaca que, hoje, 65% dos policiais que estão nas ruas da cidade são mantidos pela prefeitura através dos programas de cooperação com o Estado e a Polícia Militar , sobretudo o Proeis e o Niterói Presente.

— Em função da escala, o 12º BPM, que tem um efetivo permanente de 750 policiais, conta com apenas 200 homens por dia. Através do Proeis e do Niterói Presente, a prefeitura assegura mais 450 agentes por dia nas ruas da cidade, mais do que o dobro do efetivo. Com esse incremento nos bairros de São Francisco, Charitas e Jurujuba, além de buscar reduzir os índices de criminalidade na região, o programa libera o efetivo do batalhão para outras áreas que não estão contempladas — ressalta o prefeito.

Índices de criminalidade

Rodrigo Neves diz ainda que, apesar de São Francisco, Charitas e Jurujuba estarem apresentando redução dos índices de criminalidade, proporcionalmente é a região onde os números menos caíram, sobretudo em roubos de rua e de veículo. Os roubos a residência — semana passada circulou um vídeo de um ladrão furtando uma bicicleta numa casa em São Francisco — também estão na mira do programa.

— O programa tem aspecto fundamental de apoio em segurança pública, mas também tem outra vertente importante de inclusão social — diz o prefeito, referindo-se aos 250 agentes civis, a maioria reservista do Exército, recrutados através de seleção pública para compor as equipes do Niterói Presente. — No último ano, desenvolvemos várias frentes de ação, desde a prevenção, com a reabertura e reconstrução de Cieps e criação de frentes de trabalho, aos núcleos de mediação de conflitos em comunidades e bairros, passando pelo fortalecimento do Disque-Denúncia e de ações relacionadas à integração das polícias, além do cercamento eletrônico total, que tem produzido muitos resultados e reforço do policiamento.

Vice-presidente do Conselho Comunitário de São Francisco, a psicóloga Marinice Machado conta que os moradores estão otimistas com a implantação do programa:

— São Francisco e Charitas são bairros que estão rodeados por três comunidades dominadas pelo tráfico. A participação dos moradores e de todos nessa conquista foi fundamental. Em agosto do ano passado, entregamos um abaixo-assinado com mais de dois mil nomes em uma reunião com o coronel Paulo Henrique, então coordenador do programa. Na época, ele nos assegurou que assim que tivessem um ok do secretário de Segurança do estado estenderia as ações do Niterói Presente para São Francisco, Charitas e Jurujuba. A prefeitura está de parabéns por possibilitar que isso se torne uma realidade, investindo e acreditando no trabalho da polícia e dando o reforço na segurança com o Niterói Presente, que é um projeto exitoso em toda cidade.

O comandante do 12º BPM, coronel Sylvio Guerra, diz que o programa na região vai direcionar o patrulhamento principalmente para a área de comércio e o entorno de escolas.

— Acreditamos que vamos melhorar muito os índices de roubos de veículo e a pedestre. Esse é o foco — afirma.

Segundo o coronel Guerra, com o incremento do programa na região, ele deslocará parte do efetivo que ficava ali para reforçar o policiamento no Largo da Batalha e em Pendotiba.

SIGA O GLOBO-BAIRROS NO TWITTER ( OGlobo_Bairros )