Podcast Coronavírus

Já existe imunidade de grupo contra a Covid-19 no Brasil?

Microbiologista Natália Pasternak e médico Daniel Soranz analisam queda no número de mortes em cidades onde já houve flexibilização do isolamento
Mesmo com reabertura, número de mortes não voltou a subir em cidades como o Rio de Janeiro Foto: Arte
Mesmo com reabertura, número de mortes não voltou a subir em cidades como o Rio de Janeiro Foto: Arte

Imunidade de rebanho: uma expressão que passou a fazer parte do vocabulário dos brasileiros desde o início da pandemia de coronavírus. Trata-se de um cenário em que o vírus deixa de se espalhar porque boa parte da população já foi infectada e, portanto, estaria imune . Mas a viabilidade da imunidade de grupo no caso do coronavirus ainda divide os especialistas.  Em São Paulo , o número de mortes diminuiu pela terceira semana consecutiva . No Rio de Janeiro, a média móvel do número de óbitos, que leva em conta a soma dos últimos sete dias, também vem caindo.

Consulte : Veja aqui como está a situação do coronavírus no seu estado

Como explicar a estabilização ou até a queda do número de mortes em estados onde houve reabertura? A imunidade de rebanho é possível no caso da Covid? O que já sabemos sobre o percentual de pessoas já expostas ao vírus no Brasil? Há risco de uma nova onda de infecções? No Ao Ponto desta terça-feira conversamos com microbiologista Natalia Pasternak, integrante do blog " A Hora da Ciência ", e com o médico Daniel Soranz, mestre em saúde pública pela Fiocruz.

O episódio também pode ser ouvido na página de Podcast do GLOBO . Você pode seguir a gente em Spotify , iTunes , Deezer .

Infográfico : Números do coronavírus no Brasil e no mundo

Publicado de segunda a sexta-feira, às 6h, nas principais plataformas de podcast e no site do GLOBO, o Ao Ponto é apresentado pelos jornalistas Carolina Morand e Roberto Maltchik, sempre abordando acontecimentos relevantes do dia.