Política Bolsonaro

Vídeo de Olavo de Carvalho com críticas a militares é compartilhado por Jair Bolsonaro e seu filho Carlos

Filho do presidente divulgou mídia na manhã de domingo, deletada no início da noite do canal de seu pai no Youtube
O vereador Carlos Bolsonaro Foto: Marcelo Regua / Agência O Globo
O vereador Carlos Bolsonaro Foto: Marcelo Regua / Agência O Globo

RIO — Um vídeo do ideólogo de direita Olavo de Carvalho com críticas aos militares foi  postado na noite de sábado no canal do presidente Jair Bolsonaro, no Youtube, e replicado pelo seu filho, Carlos no Twitter. Nele,  o ideólogo de direita  diz que a última contribuição das escolas militares foram as obras de Euclides da Cunha. "Desde então, foi só cabelo pintado e a voz empostada" e que "os milicos só fizeram cagada" ao entregarem "o país ao comunistas". " E eles ainda vêm dizer que salvaram o país do comunismo". A peça foi compartilhada pelo vereador Carlos Bolsonaro com o título: "Olavo sempre foi Olavo".

Carlos Bolsonaro compartilhou vídeo que foi postado no canal do YouTube de seu pai e depois deletado.
Carlos Bolsonaro compartilhou vídeo que foi postado no canal do YouTube de seu pai e depois deletado.

Carlos compartilhou o vídeo às 10h40 de domingo e recebeu 4,3 mil curtidas em seu perfil no Twitter. No fim da tarde, o filme foi apagado do canal de Jair Bolsonaro. Nele, Olavo diz que pessoas que ascenderam com Bolsonaro "largaram o povão" e que querem entrar na elite, não "derrubar a elite". "Tudo o que querem é ficar em Brasília, brilhar e embolsar o dinheiro do governo".

Os militares ainda não se pronunciaram sobre as críticas.

Após divulgar vídeo, o vereador Carlos Bolsonaro causou curiosidade entre seus seguidores ao dizer que "começa uma nova fase da vida, longe de todos que de perto nada fazem a não ser para si mesmos".

Ao comentar o tuíte do @OGloboPolitica com a matéria sobre o enigma de sua "nova fase", Carlos respondeu com uma imagem do personagem Joselito sem noção, do quadro humorístico Hermes e Renato.

O vice-presidente Hamilton Mourão comentou nesta segunda-feira o vídeo. Alvo de frequentes ataques do escritor, que é tido como guru da família Bolsonaro e se apresenta como filósofo, Mourão ironizou o desafeto e disse que ele deveria se ater à função de astrólogo . O vídeo também foi replicado pelo filho do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro.

— Eu acho que o presidente já falou que ele não viu o que é que era o tal vídeo. Alguém deve ter postado lá na rede dele — respondeu Mourão ao ser questionado sobre a atitude do Bolsonaro de ter postado o vídeo com críticas do Olavo aos militares. — E, em relação ao Olavo de Carvalho, mostra o total desconhecimento dele de como funciona o ensino militar. Acho até bom a gente convidar ele para ir nas nossas escolas e conhecer — completou

— E acho que ele, Olavo de Carvalho, deve se limitar à função que ele desempenha bem, que é de astrólogo. Ele pode continuar a prever as coisas que ele é bom nisso — ironizou o vice-presidente, em referência à antiga ocupação do ideólogo.

Após as declarações de Mourão, Carlos Bolsonaro usou as redes sociais para elogiar Olavo de Carvalho. O filho do presidente afirmou que Olavo "é uma gigantesca referência do que vem acontecendo há tempos no Brasil". O vereador ainda curtiu uma publicação de Olavo em resposta ao vice-presidente: "O Mourão deveria se limitar à única função que desempenha bem, de modelo", como noticiou Lauro Jardim .