Política

Panelaços são registrados em várias capitais do país após pedido de demissão de Sergio Moro

Ministro deixou governo de Jair Bolsonaro após divergências públicas com o presidente
Panelaço no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, no último dia 16 de abril Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo
Panelaço no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, no último dia 16 de abril Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

RIO — Panelaços foram registrados em diferentes bairros do Rio de Janeiro e em São Paulo na sequência do anúncio da demissão do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro , após divergências com o presidente Jair Bolsonaro.

Lauro Jardim : Bolsonaro escolhe chefe da Abin para a PF

No Rio, protestos nas janelas foram registrados nos bairros do Humaitá, Lag e em Ipanema, na Zona Sul da cidade, além da Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Ainda no Rio, no Flamengo, houve também o uso de vuvuzelas na manifestação contra o governo.

Em São Paulo, panelaços foram relatados no Centro, além de Jardins, Santa Cecília, Higienópolis e Pinheiros. Em Brasília, moradores da Asa Norte se manifestaram. Nas redes sociais, também há menções a panelaços em Belo Horizonte e na região central de Recife, no Pernambuco.

Na região Sul, manifestações contra o governo foram registradas no final desta manhã. Os panelaços foram vistos em Porto Alegre e Santa Catarina.

Em Fortaleza, no bairro do Meireles, um intenso ‘buzinaço’ aconteceu durante o pronunciamento do ex-ministro Sérgio Moro. Nos apartamentos da região, se pode ouvir gritos de apoio.

Essas manifestações têm se tornado comuns após declarações de atitudes de Bolsonaro durante a pandemia do novo coronavírus. Uma das mais recentes ocorreu após a saída do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Dessa vez, o movimento ocorreu logo após o fim do pronunciamento de Moro, que começou às 11h desta sexta-feira.

O ministro da Justiça pediu demissão após discordar da exoneração do diretor da Polícia Federal, Maurício Valeixo. Além de panelas, gritos de “Fora Bolsonaro” também foram ouvidos nestas cidades.