Por Caroline Borges e Dagmara Spautz, G1 SC e NSC


Mural em homenagem a Antonieta de Barros no Centro de Florianópolis — Foto: Gabriel Vanini/Divulgação

Primeira mulher a ocupar um cargo no Legislativo em Santa Catarina, a professora e jornalista catarinense Antonieta de Barros elaborou o projeto de lei que criava o Dia do Professor em Santa Catarina, comemorado em 15 de outubro. A lei, homologada pelo governador José Boabaid, foi publicada 15 anos antes de a data ser reconhecida nacionalmente.

O decreto federal, assinado pelo então presidente da República João Goulart, é de1963.

Projeto de lei de Antonieta de Barros — Foto: Reprodução Alesc/Divulgação

Na justificativa para a criação da data, que à época previa feriado para os trabalhadores, ela enfatizou a importância do educador: "Não há quem não reconheça, à luz da civilização, o inestimável serviço do professor" (veja o projeto de lei acima).

Antonieta nasceu em 1901 na antiga Desterro, hoje Florianópolis, e foi eleita deputada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 1934.

Antonieta foi a primeira mulher a ocupar um cargo no Legislativo em Santa Catarina — Foto: Reprodução/ NSC TV

Antonieta de Barros foi a responsável por criar lei estadual do Dia do Professor — Foto: Reprodução/ NSC TV

Educação de qualidade

Negra e de origem humilde, Antonieta é chamada de "revolucionária" pela pesquisadora e professora Jeruse Romão. Também natural de Florianópolis, a educadora se diz encantada pela história da deputada e escreveu um livro sobre a trajetória da parlamentar.

Antonieta também é reconhecida por ter sido defensora das mulheres e lutado sobre uma educação de qualidade para todos e pelo reconhecimento da cultura negra, em especial no Sul do país.

Nascida em 1901, Antonieta foi defensora das mulheres e lutou sobre uma educação de qualidade — Foto: Reprodução/ NSC TV

"Ela é um ícone. Se ela tivesse nascido fora do Brasil, seria um ícone mundial, mas como nasceu no Brasil que é um país racista, é preciso lutar muito para que ela seja vista como representação na política para todos e não só pessoas negras", conta Jeruse.

Em dezembro, a professora lançará o livro em homenagem a mulher com quem compartilha a profissão.

Professora de português e psicologia, Antonieta fundou a própria escola, onde deu aula para adultos e moradores carentes da região. Uma das escolas por onde circulou enquanto dava aulas na Capital carrega seu nome.

“Ela tem muitas falas importantes para a educação. Sempre defendeu as crianças e os jovens, e os pobres. Ela inclusive traz, pioneiramente, a perspectiva da educação como um direito humano”, afirma Jeruse.

Projeto de lei de Antonieta de Barros — Foto: Reprodução Alesc/Divulgação

Pioneirismo

O Estado catarinense foi um dos primeiros no país a reservar o dia 15 de outubro para os professores.

A ideia surgiu um ano antes de o projeto de lei de Antonieta de Barros tramitar na Alesc: em 1947, o professor paulista Salomão Becker propôs um dia de confraternização e homenagem aos professores - além de uma pausa no sobrecarregado segundo semestre letivo, que serviria para reavaliar o andamento dos trabalhos.

A data escolhida faz referência a 15 de outubro de 1827, quando o imperador D. Pedro I lançou o decreto que instituiu o Ensino Elementar no Brasil. O documento previa as diretrizes curriculares e as condições de trabalho dos professores.

Mural

Mural homenageia Antonieta de Barros no Centro de Florianópolis — Foto: Gabriel Vanini/Divulgação

O rosto de Antonieta foi estampado em mural na Rua Tenente Silveira, no Centro de Florianópolis. Todos os dias centenas mulheres, homens, crianças e adolescentes, idosos a enxergam nos passeios do Centro.

O mural de 32 metros de altura por nove de largura, levou dez dias para ficar pronto e foi desenvolvido pelos artistas Thiago Valdi, Tuane Ferreira e Gugie. No parte de baixo e de cima do mural é possível ver mandalas, que representam a arte de bilro, tradicional da Ilha.

Mural homenageia Antonieta de Barros no Centro de Florianópolis

Mural homenageia Antonieta de Barros no Centro de Florianópolis

Veja os vídeos do Bom Dia Santa Catarina

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!