Por Edivaldo Dondossola, RJ1


Prefeitura do Rio muda a forma de contabilizar o número de mortos por Covid-19

Prefeitura do Rio muda a forma de contabilizar o número de mortos por Covid-19

Especialistas criticaram nesta quarta-feira (27) o novo método adotado pela Prefeitura do Rio para contabilizar mortos por Covid-19.

A nova contagem exibida no painel virtual com números do coronavírus na capital do estado passou a valer na terça-feira, quando foram contadas 1.177 mortes a menos do que anteriormente.

A Prefeitura diz que o novo número divulgado diariamente terá como base os sepultamentos nos cemitérios cariocas de pessoas que tenham Covid como causa da morte.

Marcos Junqueira, infectologista coordenador da Comissão de Infecção Hospitalar do Hospital Universitário Pedro Ernesto, diz que esta é a pior decisão possível.

"A decisão de só considerar casos de óbitos por coronavírus de pessoas que realmente tiveram no atestado escrito coronavírus e desconsiderar os casos que foram compatíveis com o coronavírus por clínica e outros exames laboratoriais é muito perigosa. É como pegar e enfiar a cabeça debaixo da terra como um avestruz. Dessa forma a gente não vai conseguir combater de forma eficaz essa pandemia. Esse é o pior caminho possível a seguir", afirmou.

O também infectologista Alberto Chebabo é contra a mudança e afirma que haverá subnotificação.

"Quando você usa só as informações dos cartórios, você vai perder aqueles pacientes suspeitos de coronavírus, principalmente porque os exames confirmatórios demoram pra chegar. Então muitos dos óbitos que acontecem de casos suspeitos e que a gente ainda não tem o resultado do exame confirmando que ele é um caso de coronavírus, não vão ser contabilizados".

Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Tânia Vergara concorda que o número divulgado será menor do que o real.

"Se eles querem fazer melhor, disponibilizem os testes na hora, o teste sai em quatro horas, disponibiliza o teste. O cara entra, nem faz o teste, quando sai o resultado ele já morreu há vários dias. Então isso tá errado, é um erro, eu tenho que protestar contra isso. Vai ficar mais subnotficado ainda.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!