Por Lívia Torres, G1 Rio


Crivella diz que aumento de IPTU no Rio é "sacrifício pela sociedade"

Crivella diz que aumento de IPTU no Rio é "sacrifício pela sociedade"

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, falou sobre o aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) na cidade do Rio nesta quinta-feira (24), durante a inauguração de uma clínica da família em Santíssimo, Zona Oeste do Rio. Crivella voltou a dizer que o reajuste no imposto é uma boa notícia e deve ser encarado como um "sacrifício pela sociedade".

Na terça-feira (22), o plenário da Câmara Municipal aprovou, em primeira discussão, o projeto de autoria do prefeito. Se aprovada em segunda discussão, a proposta deve aumentar, em média, 48% o imposto em toda cidade, conforme estudo da Secretaria Municipal de Fazenda divulgado pelo PSOL.

"Não está sendo aumentado. Está sendo atualizado. Desde 1977 a planta de valores do Rio não sofria reajuste. Isso faz com que o IPTU do Rio, comparado a SP e Niterói, seja metade. A crise que vivemos na cidade do Rio foi a que mais perdeu entre as capitais em termos de arrecadação. Chegou a hora de a gente fazer um sacrifício pela sociedade, eu tenho certeza que as pessoas vão compreender", disse.

Entenda as mudanças propostas pela prefeitura para o IPTU de 2018

Entenda as mudanças propostas pela prefeitura para o IPTU de 2018

Atualmente, de acordo com a prefeitura, a maior concentração de residências que não pagam IPTU fica nas zonas Oeste e Norte, além do Centro.

O prefeito também ressaltou que o cargo exige medidas impopulares.

"Tivemos que cortar, sim, a verba do carnaval. Foi uma luta, isso é muito impopular na terra do samba. Mas foram sacrifícios que precisamos fazer. Também tive que conter o aumento dos ônibus. Foi uma luta, teve decisão na Justiça para que os ônibus fossem aumentados. Prefeito é isso. A gente sofre injúria, calúnia, mas é da vida", concluiu.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1