Por G1 MG — Belo Horizonte


Prefeito de BH, Alexandre Kalil (PHS). — Foto: Reprodução/TV Globo

O prefeito da capital mineira, Alexandre Kalil (PHS), em reunião realizada nesta quinta-feira (2) com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) determinou que todos os ônibus que entrarem no sistema deverão ser equipados com ar-condicionado e suspensão a ar.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), ainda neste ano, 300 novos ônibus entrarão no sistema e, a partir de 2018, serão 500 novos veículos por ano. Os veículos começarão a circular pelos bairros mais distantes da área central.

Ainda de acordo com a assessoria de comunicação da PBH, será contratada, por meio de licitação, uma auditoria fiscal e contábil para o transporte público com o objetivo de analisar os custos e receitas do sistema. Enquanto não for concluída essa auditoria, a retirada do cobrador ficará suspensa.

A PBH garante também que serão realizadas melhorias no serviço alimentador – linhas que ligam os bairros às estações de integração – para garantir o cumprimento do quadro de horários e dos itinerários.

Kalil disse que serão ampliadas as faixas exclusivas dos ônibus, assim como o número de linhas de vilas e favelas. A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) deve recapear vias que fazem parte do trajeto das linhas de ônibus.

A Operação Viagem Segura, iniciada em 19 de janeiro, também deverá crescer. Segundo a PBH, a presença da Guarda Municipal nos coletivos dá mais segurança aos passageiros. As linhas que circulam pelas avenidas Nossa Senhora do Carmo e Antônio Carlos foram reforçadas e o objetivo é estender para outros corredores. Por fim, Kalil disse que vai aumentar a fiscalização de todas as linhas do transporte coletivo.

A partir de segunda-feira (6) serão iniciados os testes de circulação de táxis na pista exclusiva do Move da Avenida Antônio Carlos.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1