Por Guilherme Pimenta, G1 Minas — Belo Horizonte


Governo de MG autoriza aulas presenciais; BH suspende alvarás de instituições de ensino

Governo de MG autoriza aulas presenciais; BH suspende alvarás de instituições de ensino

Os alvarás de funcionamento de instituições de ensino em Belo Horizonte foram suspensos pela prefeitura por meio de decreto. A medida foi publicado no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (24) e já está em vigor. Na prática, as atividades presenciais estão proibidas nas escolas da capital.

Com a decisão, creches e escolas infantis vão permanecer fechadas. As instituições de ensino fundamental e médio, além dos estabelecimentos de ensino superior, também não poderão abrir. Centros de formação profissional tiveram o alvará suspenso e devem continuar fechados.

A prefeitura não definiu prazo para reabertura, mas levantou a possibilidade de algumas atividades serem liberadas, desde que sejam submetidas à avaliação e aprovadas pela Secretaria Municipal de Saúde. É o caso das aulas laboratoriais em cursos da área de saúde e escolas de educação profissional de nível técnico.

Escolas municipais de BH estão fechadas desde março por causa da pandemia. — Foto: TV Globo

'Vetores de transmissão'

O texto do decreto municipal elencou os motivos que levaram a prefeitura a tomar a decisão. De acordo com o documento, crianças e jovens são maioria no ambiente escolar e tendem a não manifestar os sintomas da Covid-19. Por isso, poderiam se tornar vetores de transmissão e acelerar a circulação da pandemia.

Ainda segundo a prefeitura, o retorno das atividades presenciais nas escolas demanda mais estudos da área técnica, com o objetivo de garantir segurança aos alunos e professores.

O documento argumenta, ainda, que os profissionais que atuam nas escolas estariam expostos à grande quantidade de alunos em ambientes que restringem o distanciamento social, como as salas de aula, por exemplo.

Continuidade da regra

Procurada nesta quinta-feira, a Prefeitura de BH disse que "a suspensão de alvarás apenas assegurou a continuidade da atual regra, e, como não houve alteração prática, o setor não foi consultado neste momento". A prefeitura também destacou que o ensino a distância pode continuar sendo praticado pelas escolas.

"É importante esclarecer que entidades que representam as escolas – assim como as demais atividades ainda não autorizadas a funcionar – estão em constante diálogo com a Prefeitura na busca pela construção de alternativas e de soluções para minimizar os impactos da pandemia e para uma eventual retomada. A Prefeitura está aberta para conversar com as entidades que representam as escolas e aguarda contato para agendamento", disse ainda a administração municipal.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você