Por G1 MG e MG2 — Belo Horizonte


Consultoria analisa 5 mil documentos referentes às contas das empresas de ônibus de BH

Consultoria analisa 5 mil documentos referentes às contas das empresas de ônibus de BH

A Maciel Consultores, única empresa a participar da licitação para auditar as contas das quatro concessionárias de ônibus que atendem Belo Horizonte e do Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus (Transfácil), passou os últimos três meses recolhendo documentos.

O objetivo é analisar os custos do serviço de transporte público, chamados pelo próprio prefeito é Alexandre Kalil (PHS) de “caixa preta” por causa da falta de transparência dos gastos do setor.

As quatro concessionárias de ônibus de Belo Horizonte administram 40 empresas. Segundo a consultoria, 5 mil documentos dos anos de 2013 a 2016, referentes a investimentos, despesas e receitas estão sendo analisados. O contrato de concessão com a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) é até 2028. A própria autarquia também teve que revelar como fiscaliza as empresas.

A Maciel Consultores informou que o resultado do trabalho de auditoria vai permitir verificar se os relatos e as contas contábeis estão de acordo com as normas brasileiras.

Reajuste

O último aumento das passagens de ônibus foi em dezembro de 2016. No ano passado, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS) informou que as tarifas não seriam reajustadas até que a chamada “caixa preta” da BHTrans fosse aberta. Neste ano, ele negou o aumento proposto pelas empresas, de 10,55%.

A auditoria deve terminar em outubro e vai definir como ficarão os preços do transporte coletivo na capital.

“A partir desses estudos, se as contas estiverem corretas ou com os ajustes que forem feitos e com a projeção, vai ser definido qual o reajuste necessário. Se houver reajuste. Como hipótese pode haver redução da tarifa também”, disse o presidente da BHTrans, Célio Bouzada.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1