Exclusivo para Assinantes
Cultura TV

Análise: 'Sopranos' mudou tudo com seus diálogos de qualidade e anti-herói lendário

Série cuja estreia completa 20 anos ainda reverbera na produção atual
Parte do elenco de "Sopranos" Foto: Divulgação
Parte do elenco de "Sopranos" Foto: Divulgação

O “Capitu traiu Bentinho?” de “The Sopranos” foi sua cena final, exibida em 10 de junho de 2007: afinal, Tony morreu ou não morreu? Essa pergunta continua despertando discussões apaixonadas. Como acontece com “Dom Casmurro”, o tempo passa e a série e as questões que ela levantou ainda reverberam.

Essa é só uma mostra do alcance da trama, lembrada por ter demarcado o início daquilo que passou a ser designado como “era de ouro da televisão americana”. Ela mudou tudo com seus diálogos de alta qualidade, seus personagens de uma dimensão humana impressionante e, sobretudo, ao despertar o amor do público por um anti-herói lendário. James Gandolfini fez um Tony Soprano monumental — até no sentido literal, dado o seu physique du rôle . Totalmente integrado às regras da organização mafiosa a que pertencia, era capaz de atos de profunda crueldade. Mas também arrastava os chinelos pela casa, usando um roupão mal-amarrado, cuidando de tarefas domésticas, pai amantíssimo e marido idem. Era ainda o frágil paciente da psicanalista Dra. Melfi (Lorraine Bracco), a quem recorreu para tentar resolver seus ataques de pânico. Houve muitos momentos antológicos nas seis temporadas. Um deles valeu um justíssimo Emmy para Edie Falco em 2002 (está no YouTube). Foi uma briga de Tony e Carmela que começava com os atores na cozinha e seguia pela sala. No fim, ela subia a escada e atirava um telefone na direção dele.

Voltando ao início, a sequência final intrigou muita gente. Ela mostrava Tony, a mulher e o filho jantando num restaurante de Nova Jersey. Nada acontecia até a tela ficar preta e os créditos subirem. Ficou inconclusivo, é o que dizem. Mas o fato é que “The Sopranos”, de certa forma, não está mesmo concluída, segue aí, ensinando muito a todos os realizadores de TV.