02/06/2014 17h52 - Atualizado em 02/06/2014 22h04

Grupo de sem-teto invade sede da CDHU no Centro de SP

Manifestantes invadiram prédio administrativo da empresa nesta segunda.
Eles querem evitar reintegração de posse de terreno na Zona Sul.

Do G1 São Paulo

Parte do grupo de sem-teto que participava de uma manifestação na tarde desta segunda-feira (2) invadiu o prédio administrativo da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), na Rua Boa Vista, no Centro de São Paulo.

Sandra Moura, uma das integrantes do movimento dos sem-teto, informou ao G1 que a invasão ocorreu de forma pacífica e que não houve depredação do patrimônio. Até as 17h45, o grupo aguardava uma comissão da CDHU para negociar com os sem-teto. No horário, a Rua Boa Vista estava bloqueada para o tráfego pelos manifestantes.

"Nós tínhamos negociado que não haveria reintegração de posse do terreno no Jardim da União, mas recebemos nesta segunda-feira uma notificação de que temos que deixar o local até amanhã", disse. Ela ressaltou que os banheiros da sede administrativa foram fechados e o ar condicionado, desligado.

Depois da reunião, a CDHU, por meio de nota, informou que está "à disposição" para auxiliar o movimento "juntamente   com   a   municipalidade,   na   viabilização  de  atendimento
habitacional  para o grupo". "Atualmente, a Companhia e a Prefeitura procuram terreno  para  a  construção  do empreendimento, no âmbito dos programas de parceria", continua o comunicado.

Segundo a CDHU, a área ocupada está destinada à construção de 517 unidades habitacionais para atendimento à demanda do município de famílias de áreas de mananciais.
"A  obra  já  está licitada e aguarda aprovação do projeto pela Prefeitura e pelo Graprohab para início", finalizou a nota.

Sandra Moura informou que as partes chegaram a um acordo e que a reintegração de posse foi suspensa por 180 dias. Por conta disso, os manifestantes deixaram o prédio do CDHU. A assessoria de imprensa da CDHU não foi localizada para confirmar a informação.

A manifestação, realizada por cerca de 200 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), teve início no início da tarde na Avenida Paulista, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O grupo protestava contra a reintegração de posse do terreno no Jardim da União, na região do Grajaú, Zona Sul da capital paulista, de acordo com a Polícia Militar. Cerca de 800 famílias ocupam a área desde outubro.

Grupo de sem-teto invadiram a sede do CDHU, na Rua Boa Vista, no Centro da capital paulista, no final da tarde desta segunda-feira (Foto: Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo)Grupo de sem-teto invadiram a sede do CDHU, na Rua Boa Vista, no Centro da capital paulista, no final da tarde desta segunda-feira (Foto: Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo)

 

 

Protesto do MTST interdita parte da Paulista  (Foto: J.Duran Machfee/ Futura Press/ Estaão Conteúdo)Protesto do MTST interdita parte da Paulista (Foto: J.Duran Machfee/ Futura Press/ Estaão Conteúdo)

 

 

tópicos:
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de